18 de abr. de 2013

J. R. Duran será entrevistado por Marcelino Freire em Porto Alegre

J. R. Duran (foto de Fred Othero) e Marcelino Freiro (foto de Renato Parada)

Um nasceu na Espanha, frequenta os mais cobiçados desfiles de moda e fotografa modelos para celebradas revistas e catálogos. O outro veio do nordeste brasileiro e pode ser visto na boemia paulistana colecionando relatos e ampliando a voz de gente que costuma não ser vista nem ouvida. Em comum, o trabalho de ambos é motivado por profundo desejo: enquanto Marcelino Freire já apregoou por todos os cantos que escreve para se vingar, J. R. Duran também não esconde que sua maior motivação para ser fotógrafo era estar perto das mulheres.

O encontro entre Marcelino Freire e J.R. Duran será durante a 6ª FestiPoa Literária. O escritor irá entrevistar o fotógrafo no dia 18 de maio, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana. Apesar de ser mais conhecido por fazer imagens para revistas masculinas e editoriais de moda, J.R. Duran também se dedica a pautas fotojornalísticas e tem como um de seus hobbies escrever diários, nos quais registra suas constantes viagens a trabalho. Estas anotações, bem como desenhos em aquarela, estão agora reunidas no livro Cadernos de Viagem (ed. Benvirá), que Duran estará trazendo para Porto Alegre.

Marcelino Freire, já reconhecido agitador da FestiPoa, é autor de diversos títulos, entre eles Amar é crime (Edith) e Contos Negreiros (Record) - este último, vencedor do Prêmio Jabuti na categoria "contos". O escritor ainda vai estar presente em outras atividades durante a sexta edição da Festa: além de mediar o encotro entre os autores João Gilberto Noll e Sérgio Sant’Anna na mesa "Narrativas de vertigem e convulsão", Freire terá um conto seu interpretado pela atriz Fernanda Stein e sua trajetória artística será contemplada na exibição do filme SP - Solo Pernambucano (Wilson Freire e Leandro Goddinho).

Então reserva aí teus horários! E não custa lembrar: todas as atividades têm entrada franca:

DIA 18/05 SÁBADO
Cadernos de viagem - J. R. DURAN entrevistado por MARCELINO FREIRE
Horário: 19h
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, auditório Luís Cosme, 4º andar

Outras atividades com Marcelino Freire

DIA 18/05 SÁBADO
Mesa 14 – Narrativas de vertigem e convulsão JOÃO GILBERTO NOLL e SÉRGIO SANT’ANNA Mediação: MARCELINO FREIRE
Horário: 16h30m
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, auditório Luís Cosme, 4º andar

Performance de dança
21h – “O que ainda não foi dito”. Direção geral: Paulo Guimarães Pesquisa e coreografia: Grupo Meme Leitura dramatizada
21h30 – “Papai do céu“ (Conto de Marcelino Freire).
Atriz: Fernanda Stein. Direção cênica e coreográfica: Paulo Guimarães. Recital
22h – Vinicianas MARIA REZENDE diz poemas de Vinicius de Moraes
Local: Meme Santo de Casa Estação Cultural