7 de jun. de 2011

18ª edição do Bloomsday Santa Maria

A CESMA, Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, comemorando 33 anos e PONTO DE CINEMA, o bar onde todo mundo se encontra, comemorando 20 anos, convidam para as comemorações do Bloomsday Santa Maria 2011. Programação completa aqui.





O Bloomsday é uma festa literária. Ela homenageia o escritor irlandês James Joyce e seu livro "Ulysses", publicado em 1922. O Bloomsday é comemorado todos os anos em muitos lugares do mundo e consequentemente em muitas e variadas línguas. O elo comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações é o esforço por relembrar os acontecimentos das aproximadamente 18 horas vividas pelos personagens do "Ulysses" no dia 16 de junho de 1904.

O Bloomsday é comemorado ininterruptamente em Santa Maria desde 1994, sendo um dos eventos dessa natureza mais antigos do Brasil (o mais antigo, o Bloomsday paulistano, acontece desde 1988). O objetivo principal do Bloomsday é a "promoção e a divulgação de James Joyce em ambiente não acadêmico", através de leituras de poesia e prosa variada, exibição de filmes, debates e discussão sobre o Ulysses e as demais obras de Joyce. A cada ano um formato diferente é proposto e experimentado. Já tivemos uma mostra de poesias, sessão de degustação de rins de porco, passeios pelos cafés da cidade, concurso artístico, exibição das versões cinematográficas do livro, mostra de literatura irlandesa, encenação das cenas chave do livro em locais emblemáticos da cidade e o lançamento de um livro alusivo ao Bloomsday (Arquimedes: romance coletivo, Editora Movimento, 2010).

Neste ano teremos uma mostra com traduções do livro (aproximadamente 20 traduções em línguas diferentes - 45 exemplares distintos) e a presença de Caetano W. Galindo, professor da UFPR que traduziu o Ulysses. Com esta tradução o português terá, como o japonês, quatro traduções distintas do Ulysses. Esta tradução será lançada pela Companhia das Letras no primeiro semestre de 2012.

As atividades acontecerão no Centro Cultural CESMA (Rua Professor Braga, 55, no período da tarde) e no bar Ponto de Cinema (Rua Angelo Uglione, 1567, à noite). A curadoria e organização da festa é feita por Aguinaldo Severino.

Flyers e cartazes de divulgação, programação detalhada, links variados, histórico do evento, informações, fotografias e cartazes de eventos anteriores podem ser encontradas na homepage http://amseverino.sites.uol.com.br/bloomsday/


Serviço

O quê: Comemoração do Bloomsday
Quando: 16 de junho de 2011, quinta-feira, das 14h30min às 22h00min
Onde: Centro Cultural Cesma (Rua Professor Braga, 55, Santa Maria–RS) - a partir das 14h30min
Onde: Bar Ponto de Cinema (Rua Ângelo Uglione, 1567, Santa Maria–RS) - a partir das 18h30
Quanto: entrada e participação franca
Informações: http://amseverino.sites.uol.com.br/bloomsday/ ou (55) 9146.8706

Informações à imprensa:
Aguinaldo Medici Severino
bloomsday.santamaria@gmail.com
(55) 9146.8706 ou (55) 3221.4001
amseverino.sites.uol.com.br/bloomsday/

Nenhum comentário:

Postar um comentário