26 de abr. de 2012

Livros na rua

O projeto Livros na rua consiste numa ação que vai distribuir 400 exemplares de livros de literatura - clássicos e contemporâneos - em diversos locais da cidade: paradas de ônibus, estações do Trensurb, praças, parques e bibliotecas comunitárias.
A distribuição será acompanhada de intervenções de escritores e artistas convidados pela FestiPoa – em rodas de leitura, pocket shows, performances nesses espaços públicos. Serão três intervenções até o final desta semana. A intenção é democratizar o acesso à literatura e divulgar a produção literária contemporânea. Os leitores poderão, após lido o livro, deixá-lo na rua, se quiserem, fazendo com que os livros circulem, encontrem outros leitores e fiquem o maior tempo possível “na rua” mesmo, ao alcance de mais leitores.
O leitor que receber um livro nas ações, ou encontrá-lo em algum local público, que tenha o selo identificador (imagem acima) Livros na rua, colado na primeira página do livro, terá direito a receber um exemplar da coletânea O melhor da festa nos locais onde acontecem as atividades da FestiPoa (confira na programação do evento).




Nesta quarta-feira, às 16h, em frente à Biblioteca Livros sobre Trilhos, na estação Mercado do Trensurb, o artista de rua Diego Deodato apresentou o número  "A Gota D`água",  no qual o fio condutor que leva a história é um livro, que não tem páginas mas desenhos, e interpretação de palhaço a partir de uma poesia do próprio artista. Com a apresentação foram distribuídos cerca de cinquenta livros aos usuários da estação do Trensurb.
Essa ação teve apoio da Biblioteca Livros sobre Trilhos.
Biblioteca Livros sobre Trilhos é uma parceria da Trensurb com o Instituto Brasil Leitor, conta com um acervo de mais de 3,4 mil livros e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado do metrô.