17 de abr. de 2013

6ª FestiPoa Literária lança programação

Os atores Luciana Domiciano e Cristiano Godinho interpretaram textos dos convidados

A Festa nem começou, mas já deu para sentir como será a 6ª edição da FestiPoa Literária: o texto se transformou em bate-papo e invadiu o teatro e a música na Pré-estreia e Lançamento da Programação, ontem, no Teatro do SESC-RS.

Mais de uma centena de amantes da literatura estiveram reunidos para um espetáculo multimídia, comandado pela apresentadora Katia Suman. Katia abriu a noite destacando os trabalhos de Cristovão Tezza e Altair Martins – homenageado e anfitrião da Festa, respectivamente. Houve projeções em vídeo com entrevistas dos dois escritores e de outros destaques, com os autores Marcelino Freire, José Castello, Eucanaã Ferraz e Vicente Franz Cecim.

A segunda parte do evento foi um painel com Altair Martins e com o jornalista Carlos André Moreira para tratar da obra de Cristovão Tezza. O encontro teve a leveza de um bate-papo entre amigos, mas conseguiu ampliar a visão dos espectadores a respeito dos livros do autor, muito conhecido por seu O Filho Eterno. O Fotógrafo e O espírito da Prosa foram outros dois títulos destacados.

“Apesar de ser difícil desvincular a vida de Tezza da história de seus livros, ele deixa claro que o narrador O Filho Eterno não é ele próprio, o livro tem uma tendência a brutalizar o personagem central, evitando uma narrativa piegas”, destacou Altair Martins. Além desta aproximação com a biografia do autor, Carlos Andre Moreira também apontou outro ponto marcante na obra de Cristovão Tezza: o escritor aproximado da figura do “pária”, ou seja, “alguém repelido da sociedade por mostrar repetidamente aquilo que a maioria tenta esconder”.

A noite foi encerrada com a apresentação da Orquestra Villa-Lobos. O concerto, regido pela maestrina Cecília Rheingantz Silveira, teve ainda a participação especial de Dudu Sperb (voz), Leando Maia (voz e violão) e Pedrinho Figueiredo (sopros). A Orquestra é voltada a gerar inclusão social a crianças da Lomba do Pinhero através da música. A interpretação da Orquestra emocionou a plateia, que aplaudiu efusivamente composições de Vinícius de Moraes, Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso, entre outros. 


A 6ª FestiPoa Literária será entre os dias 10 a 19 de maio e contará com mais de uma centena de convidados. Todas as atividades têm entrada franca. Confira a programação completa clicando aqui.