12 de mai. de 2013

Casa de Cultura Mario Quintana com Programação Especial

Foto: divulgação da Secretaria da Cultura do Estado do RS

A Festa Literária de Porto Alegre, em parceria com o Cabaré do Verbo e o apoio da Casa de Cultura Mario Quintana e da Secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, preparou uma programação especial durante a sua 6ª edição. De 13 a 17 de maio serão realizadas diversas atividades artísticas, com acesso franqueado ao público, como oficinas, saraus, shows, performances, lançamento de livros, fanzines, HQs, revistas, jornais, leituras dramatizadas, debates e exibição de filmes.

Serão cinco dias de programação continuada por temáticas escolhidas em homenagem à literatura com as artes integradas: Segunda das Vinicianas, Terça da Infância, Quarta da Leitura e Criação, Quinta do Humor e HQ e Sexta do Drama Day.

13 de maio - A abertura da programação será com a alegria e a música da Oficina de Percussão da Orquestra Villa Lobos. A segunda-feira das Vinicianas celebra o centenário de nascimento do poeta da paixão, Vinicius de Morais, e conta com o encontro de leitores da Confraria em Braile, leituras performáticas de DiegoPetrarca e Andreia Laimer, performance musical de Zé da Terreira, Ricardo Pavão e Cássio Henrique Silva, leitura dramática de Julia Rodrigues com a performance Quem sou eu senão um grande sonho obscuro em face do Sonho?, além de Show-Sarau com os músicos da Tribo Brasil, que vão cantar, contar e recitar o poetinha camarada. Local: Mezanino

13h – Apresentação da "Oficina de Percussão da Orquestra Villa-Lobos" -  Travessa dos Cataventos - CCMQ
13h30 – Confraria em Braile - Mezanino
15h30 – Viniciana - Julia Rodrigues - Mezanino
16h – Viniciana – Diego Petrarca e Andreia Laimer - Mezanino
16h30 – Viniciana – Zé da Terreira, Ricardo Pavão e Cássio Henrique Silva - Mezanino
18h – Encontro com as professoras - MARÔ BARBIERI e CHRISTINA DIAS entrevistam
RUY CARLOS OSTERMANN - Sala Luís Cosme
18h30 – Viniciana – Show-Sarau da Tribo Brasil – Mezanino

14 de maio - A terça-feira dá passagem para o Dia da Infância e traz para CCMQ as crianças da Escola EMEI Vale Verde do bairro Jardim Itú Sabará para a nova atividade de letramento do Cabaré do Verbo em parceria com a Festipoa Literária e a Sapato Florido: Paradinha Literária, circuito rotativo de mini oficinas de leitura e contação com a ilustradora Laura Castilhos, alimentação natural com Até o Talo, percepção artística com Rafael Silveira com o livro Ervilina e o Princês ou Deu a Louca na Ervilina (publicação da Editora Projeto), da autora Sylvia Orthof. Após a atividade, as crianças irão curtir show infantil MPBrincando de Alexandre Missel e Claúdia Paz. Ainda no mezanino, acontecerá debate com novos autores da Escola João XXIII e oficina de poesia Na Ponta da Língua Dada Outra Poesia com o Coletivo Ecoaecoa. Iniciam também neste dia as atividades da feira troca de livros Troca-Troca realizado pelas bibliotecas públicas da CCMQ que ocupará até o dia 18 de maio a Travessa dos Cataventos. Locais: 5º andar da CCMQ – Sapato Florido, Mezanino e Travessa dos Cataventos.

13h30 – Paradinha Literária – 5º andar - Sapato Florido
14h-18h – Feira de livro Troca-Troca com as Bibliotecas da CCMQ - Travessa
16h30 – Show MPBrincando – Mezanino
17h30 – Oficina Coletivo Ecoaecoa - Mezanino

15 de maio - A quarta-feira é destinada para a Criação e Leitura: contará com um conjunto de oficinas e painéis. O destaque é a presença do escritor e realizador da Cooperifa em SP, Sérgio Vaz, que realizará a Palestra: A Invenção do Leitor, terá ainda leitura com poetas da cidade promovido pelo Instituto Estadual do Livro com José Weis, Júlio Alves, César Pereira e Laís Chaffe, oficina da Editora Deriva de Costura Artesal de Livros, painel sobre literatura infantil e juvenil, Os Personagens que nos inspiram – Os meus, os teus, os nossos do Grupo OSSEIS de Porto Alegre (Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Luiz Paulo Faccioli, Luciana Thomé e Sérgio Napp) e continuidade das oficinas do Coletivo Ecoaecoa e do Troca-Troca.
Locais: Mezanino, A2b2 e Travessa dos Cataventos.

14h-18h – Feira de Troca-Troca com as Bibliotecas da CCMQ - Travessa
14h – Leituras do Instituto Estadual do Livro - Mezanino
15h – Oficina da Deriva – Mezanino
16h – Palestra a Invenção do Leitor – Sérgio Vaz - A2B2
17h – Painel Os Personagens que nos inspiram – Os meus, os teus, os nossos do
grupo OSSEIS de Porto Alegre – A2B2
14h-18h – Oficina Dado Dada Outra Poesia – Poesias na 4ª Dimensão Criadas em
Parceria com o Caos - Mezanino

16 de maio - A quinta do Humor e da HQ será um dia de programação intensa na CCMQ dedicada a jornais, zines, Hqs, circo e humor. Começando com a tradicional atividade da CCMQ, Quindim, com Júlio Reny e Oly Jr., seguido do encontro de zines e história em quadrinho com Zinematógrafo, Zine Reboco Caído, A Entediante Vida de Morte Crens, O Incrível Sonho do Menino Pakotopopokey e mesa de debate sobre jornalismo alternativo com o Jornal Tabaré, a revista Bastião e Sul 21, além do show musical do Quiçá Se Fosse. Às 21h30min se iniciam as atividades do Cabaré do Verbo com a Mostra Artística Humor: Amor na Festipoa Literária com temática Circo e HQ com a participação de Lia Motta com As Histórias do Ermo do olho da Palhaça Marmotta, Circo Híbrido com a performance Te Quiero! e Ora Bolas!, Cia. Um Pé de Dois com a performance Quero Ser Camominelli, Coletivo Ecoaecoa com a oficina Dada Outra Poesia Não Linear, Escritores Convidados da Festipoa, pocket musical de Sandro Dornelles e show do grupo Cow Bees, Exposição de Quadrinhos Humor: Amor do grupo de cartunistas e ilustradores da Grafar. Participe ainda do Troca-troca!
Locais: Mezanino e Travessa dos Cataventos.

12h30min – Quindim com Julio Reny e Oly Jr- Travessa
14h-18h – Feira de Troca-Troca com as Bibliotecas da CCMQ
16h30min – Encontro de Zines - Zinematógrafo, Zine Reboco Caído, A Entediante
Vida de Morte Crens, O Incrível Sonho do Menino Pakotopopokey – Mezanino
17h – Mesa sobre Jornalismo Alternativo – Mezanino
18h – Show Quiçá Se Fosse – Mezanino
21h30min – Cabaré do Verbo Humor: Amor – Circo e HQ na Festipoa Literária Lia
Motta, Circo Híbrido com a performance Te Quiero!, Cia Um Pé de Dois com a
performance Quero Ser Camominelli, Coletivo Ecoaecoa com a oficina Dada Outra
Poesia Não Linear, Escritores Convidados da Festipoa, pocket musical de Sandro
Dornelles, show do grupo Cow Bees e Exposição de Quadrinhos Humor: Amor do grupo de cartunistas e ilustradores da Grafar.

17 de maio - A sexta-feira faz o fechamento da programação com um dia para as cênicas e literatura com o Drama Day com um conjunto de performances: performance de bufo de Francisco de Los Santos com Isaías da Silva em Ninguém tem Nome? inspirado na música Paiol de Pólvora, vai!ciadeteatro com a performance interativa Ligue os Pontos, Cantadas Literárias com o texto próprio “O Programador” com Julio Zanotta. Ainda tem mesa sobre Dramaturgia com Julio Zanotta, Diones Camargo e Camila Bauer e fechando a noite com a encenação que remonta clássicos da Era do Rádio: A Colmeia, projeto dirigido pelo cineasta Gilson Vargas a partir da peça radiofônica inédita escrita pelo dramaturgo Diones Camargo. A Colmeia traz Carina Levitan (trilha e efeitos sonoros), Mara Luci (iluminação), e os atores Fredrico Vottola, Diego Machado, Diones Camargo, Laura Backes e Larissa Sanguiné.
Local: Mezanino e MAC-RS (Galeria Xico Stockinger)

13h30 – Performance de bufo – Isaías da Silva – Ninguém tem nome? - Mezanino
14h-18h – Feira de Troca-Troca com as Bibliotecas da CCMQ - Travessa
15h – Cantadas Literárias – Julio Zanotta - Mezanino
16h – Mesa sobre Dramaturgia - Julio Zanotta, Diones Camargo e Camila – Mezanino
19h30 – Encenação A Colmeia - MAC-RS (Galeria Xico Stockinger)

Nenhum comentário:

Postar um comentário