26 de nov. de 2013

FestiPoa Literária na Escola Villa-Lobos

Com o intuito de colaborar com a promoção de ações de fomento à leitura de forma contínua e, sobretudo, que contribuam para a leitura de literatura, a FestiPoa Literária passa a desenvolver um projeto – de caráter gratuito, a partir de prévia solicitação de instituições de ensino – para escolas de ensino básico e fundamental da cidade.

A proposta da FestiPoa na Escola se baseia em quatro pontos: pensar e tratar a leitura de literatura como uma experiência cultural e social; destacar o papel ativo e fundamental dos adultos como mediadores e multiplicadores de leituras; fortificar o respeito ao livro como objeto transmissor de cultura e instigador de imaginação; promover momentos de leitura compartilhada, com a convicção de que esse tempo de leitura entre leitores é o que propicia aproximações mais significativas entre as crianças e os livros.

Nesta primeira fase, a FestiPoa na Escola levará diversificada programação literária à Escola Municipal de Ensino Fundamental Villa-Lobos, se integrando às atividades da LivraVilla, feira anual de livros da E.M.E.F. da Lomba do Pinheiro (Vila Mapa).

Serão dois dias (27 e 28 deste mês) de intensa programação – oficinas, saraus, leituras, contação de histórias - com a presença dos escritores e educadores Marô Barbieri (escritora homenageada desta primeira FestiPoa na escola), Diego Petrarca, Eliana Mara Chiossi, Priscila Meira, Mario Pirata, Maria Luiza Silva, Cristiane Cubas e Alexandre Brito, e apoio da Associação Jovem Leitor.

A LivraVilla, feira da E.M.E.F. Villa-Lobos, que vai de 27 a 29, terá ainda apresentação musical com a Orquestra Villa-Lobos e variada programação, com exibição de filmes, apresentação de teatro e atividade de leituras.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário