30 de mar. de 2012

Pré-estreia da FestiPoa


Dia 31 de março, sábado, às 16h, será lançada em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mario Quintana, a programação da 5ª edição da FestiPoa Literária. Para as atividades desse dia estão confirmadas as presenças de Sérgio Vaz, Tânia Rösing, Marcelino Freire, Martha Medeiros, Marina Colasanti e Maria Rezende.
Vaz e Freire, além de escritores premiados e prestigiados pelo público e crítica, são idealizadores e coordenadores de grandes ações e eventos de literatura em São Paulo. Vaz criou o Sarau da Cooperifa, em 2001, evento realizado todas as quartas-feiras, no bar de Zé batidão, na Chácara Santana, bairro da periferia da zona sul de São Paulo. O sarau deu origem à Cooperifa, uma organização que trabalha a literatura e sensibiliza para a cultura centenas de moradores de favelas e áreas periféricas. Vaz, ao longo de onze anos, já promoveu outros eventos pela Cooperifa: Cinema na Laje, Poesia no Ar, entre outros. Marcelino Freire é idealizador e realizador da Balada Literária, que acontece há 6 anos, sempre no mês de novembro, na Vila Madalena, em São Paulo. A balada é uma festa originalíssima que atrai centenas de leitores para ouvir grandes nomes da literatura brasileira. João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, Glauco Mattoso, Augusto de Campos, Caetano Veloso e Adélia Prado já participaram da Balada.


Os dois escritores estarão ao lado de Tânia Rösing, professora, idealizadora e coordenadora-geral da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo há 30 anos. A FestiPoa Literária, ao reunir esses três gigantes ativistas da literatura brasileira, em um encontro que tem tudo para ser único, prestará homenagem, aos três em primeiro lugar, e também a todos os que trabalham para o crescimento da literatura e difusão da leitura no país.

Em um segundo momento, às 18h do dia 31/03 também, está programado outro encontro muito especial para a FestiPoa: a mesa de leituras de poemas e conversa sobre poesia com as poetas Marina Colasanti e Martha Medeiros, cujas notórias carreiras literárias dispensam apresentação. Marina e Martha - escritoras que possuem vasto público de leitores de diferentes gerações, autoras de dezenas de livros de crônicas, ensaios, poesia e ficção, cuja mútua admiração vem de longa data – dividirão com o público a alegria e o prazer que a leitura de poesia é capaz de proporcionar. A mediação será da poeta carioca Maria Rezende.


Fechando a programação do dia, Marcelino Freire lançará o seu mais recente livro de contos, Amar é crime, (editora Edith) e serão distribuídos ao público a plaquete “Livro leve livre” (com o conto “Vale das Tílias”, de Ivo Bender) e uma edição especial do jornal “Vaia”, inteiramente dedicada ao evento.
A 5ª edição do evento se realizará de 18 a 28 de abril e homenageia este ano o dramaturgo, tradutor, ficcionista e professor Ivo Bender. Um dos grandes momentos culturais da cidade, a festa literária reúne no mesmo tempo e local uma programação artística variada e diversidade de escritores – desde autores que acabaram de estrear até nomes consagrados e premiados, nacional e internacionalmente – para debater e refletir sobre a produção literária contemporânea. Entre os mais de cem autores convidados, figuram nesta edição nomes como Antonio Carlos Secchin, Armindo Trevisan, César Aira, Heloísa Buarque de Holanda, Ivan Izquierdo, Joca Reiners Terron, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Tatit, Marcelino Freire, Márcia Denser, Marina Colasanti, Mário Prata, Martha Medeiros, Miguel Sanches Neto, Paulo Lins, Paulo Scott, Rafael Coutinho, Regina Zilberman, Santiago, Sérgio Sant’Anna e Sérgio Vaz.
Leituras, lançamentos, oficinas, exposições, debates, shows, espetáculos de teatro, filmes, recitais, performances: tudo realizado para festejar e brindar a literatura, com a participação de dezenas de escritores e artistas convidados. As atividades acontecerão em vários pontos da cidade: Palavraria, Casa de Cultura Mario Quintana, Salão de Atos da Ufrgs (Sala II), Goethe Institut, Cinebancários, Sintrajufe-RS, Casa de Teatro, Centro Cenotécnico e Ocidente Bar.
A 5ª edição da Festa Literária de Porto Alegre – FestiPoa Literária, cuja produção e realização é do jornal Vaia, tem o patrocínio da Iesa Veículos, com financiamento do Lei de Incentivo a Cultura (Minc/Lei Rouanet), Caixa Econômica Federal e Sintrajufe-RS. A FestiPoa, ainda, conta com o apoio cultural da Casa de Cultura Mario Quintana.
Toda programação do evento tem entrada franca. Confira a seguir o que está programado para a pré-estreia do evento.


31 de março/sábado


Pré-estreia da Festipoa Literária 2012 e divulgação da programação

Local: Casa de Cultura Mario Quintana/Jardim Lutzenberger (5º Andar)
16h – A Plenos Pulmões - Tânia Rösing, Sérgio Vaz e Marcelino Freire
18h – O prazer da poesia - Martha Medeiros e Marina Colasanti. Mediação: Maria Rezende
Lançamento deAmar é crime, livro de contos de Marcelino Freire. Lançamento da plaquete “Livro leve livre” (com o conto “Vale das Tílias”, de Ivo Bender) e lançamento do jornal “Vaia” (edição especial)