3 de abr. de 2013

Poesia marca presença na 6ª FestiPoa Literária

Eucanaã Ferraz, Alice Sant'Anna e Celso Gutfreind estarão no evento

Mais três destaques confirmaram presença na sexta edição da FestiPoa Literária. São três poetas de gerações distintas que estarão  trazendo lançamentos para Porto Alegre: Alice Sant'Anna, Eucanaã Ferraz e Celso Gutfreind. Para saber mais da programação, clique aqui. Confira abaixo um pouco mais de cada poeta:

Alice Sant'Ana
Ela tem dois livros editados, além de participar de várias publicações independentes, e tem apenas 24 anos. Apesar de tudo isso, Alice Sant'Anna insiste em dizer que sua criação literária é bastante lenta: "escrevo menos de um poema por mês", ela assegura. E não está mentindo. A poeta, além de ter lançado seu livro de estreia bastante jovem (Dobradura, em 2008), tem um cuidado muito minucioso com a palavra, o que se reflete num texto impactante e cheio de significados. A carioca estará lançando seu Rabo de Baleia (Cosac Naify) durante a 6ª FestiPoa Literária. “O papel do leitor é agarrar o rabo de baleia e entrar neste lugar imaginário. O primeiro poema é um convite à viagem, e o último é uma despedida. Você tenta se desvencilhar daquele lugar, mas no fundo não quer”.

Eucanaã Ferraz
Poeta, professor e ensaísta, Eucanaã Ferraz já publicou celebradas antologias literárias e livros infantis. Mas o autor é reconhecido como um dos nomes mais marcantes da poesia brasileira contemporânea. O poeta carioca estará trazendo para Porto Alegre seu sexto livro de poemas Sentimental (Cia. das Letras). Economia e intensidade fazem parte do texto de Eucanaã, poesia fora do "circuito das mercadorias", como ele observa.

Celso Gutfreind
Gutfreind é escritor e psicanalista com quase três dezenas de títulos em seu currículo. Dessa vez, o porto-alegrense estará nos apresentando um volume totalmente dedicada à poesia: Em defesa de certa desordem.