14 de abr. de 2012

Imagens da ficção


1º Concurso fotográfico FestiPoa Literária
Seis horas para percorrer e fotografar a geografia ficcional da cidade presente na obra de João Gilberto Noll


Uma forma de descobrir a cidade sob pontos de vista ficcionais. Um passeio pelas ruas e bairros de Porto Alegre presentes na ficção de João Gilberto Noll, escritor homenageado, em 2011, da 4ª edição da FestiPoa Literária.

Três trechos de romances e contos do autor induzirão os fotógrafos concorrentes a captar, na paisagem urbana, três fotos singulares que dialoguem com aspectos da obra ficcional e revelem uma Porto Alegre para além do seu desenho urbano.

Inscrição:
O concurso destina-se a fotógrafos profissionais, amadores ou simplesmente amantes da fotografia.
Os concorrentes deverão ter, no mínimo, 18 anos completos. (Os menores de 18 anos poderão participar desde que acompanhados de um adulto responsável).

A inscrição, que ocorrerá no período de 02 a 20 de abril, será feita mediante o preenchimento de ficha de inscrição (abaixo, neste post, e na sede do Sintrajufe-RS, localizado rua Marcílio Dias, 660) a ser enviada pelo email jornalvaia@gmail.com.

Cada inscrito receberá um número de cadastro no momento da inscrição, ou por e-mail, caso a inscrição tenha sido feita por email. O número de inscrições será limitado a 30 concorrentes.

Data concurso:
Dia 21 de abril, sábado, das 11 às 17hs.

Local de saída e chegada:
Livraria Palavraria
  
Objetivo:
No período de 6 horas, o fotógrafo fará três fotos de locais da cidade de Porto Alegre, citados em trechos da obra ficcional de João Gilberto Noll, que serão indicados na largada do concurso.

Desenvolvimento e regras:

Início / saída: 
O Concurso terá início na livraria Palavraria, no dia 21 de abril, sábado, às 11hs.
Os concorrentes devem comparecer munidos de:
- Documento de identidade;
- Comprovante de inscrição;
- Câmera fotográfica digital, com bateria carregada e memória completamente vazia. (Será conferido a condição da memória da câmera, se verificará os meios de descarregamento da máquina e de compatibilidade dos mesmos; se for necessário cabo especial, será solicitado ao concorrente que providencie esse equipamento).
Estando todos os concorrentes devidamente cadastrados e habilitados, a organização dará a largada no concurso, entregando a cada participante sua credencial e um envelope com o seu roteiro, baseado nos três trechos escolhidos da obra ficcional de João Gilberto Noll, escolhidos para o concurso.
A partir desse momento, começa a competição para o concorrente.
Realização das fotos 
O roteiro será composto dos três trechos ficcionais que os fotógrafos utilizarão para guiar e inspirar a realização de cada uma das fotos que apresentarão.
O espaço do concurso abrange a cidade de Porto Alegre e as fotos deverão ser somente de exteriores (parques, praças, ruas, monumentos, exteriores de edifícios, pessoas e animais em exteriores).
Cada um dos três textos será identificado por um número. Esses números devem ser usados para indicar as fotos realizadas. O participante poderá fazer quantas fotos desejar, porém deverá deixar na memória da máquina somente as três fotos por ele mesmo selecionadas para concorrer, indicando em cada uma delas o número correspondente aos textos distribuídos;
As fotos devem estar em formato JPG;
O tamanho mínimo deve ser de 1MB e o máximo de 5MB por foto.
                   
 Chegada 
A chegada dos concorrentes será, também, na Palavraria.
Ao chegar ao local, o concorrente deverá proceder da seguinte forma:
dirigir-se ao responsável pelo concurso e requerer seu comprovante de chegada.

A hora máxima para obter o comprovante de chegada será às 17hs. Após as 17hs, não receberá o comprovante de chegada e estará desclassificado do concurso.
De posse do comprovante de chegada, deverá dirigir-se ao responsável pelo recebimento das fotos, momento em que se procederá da seguinte forma:
Verificação do comprovante de chegada.
Conferência e cópia das fotos para aos computadores da organização do concurso
Entrega de certificado de participação no concurso
  
Julgamento 
As fotos serão baixadas nos computadores da organização em uma pasta com o número do concorrente. Esta pasta com os três arquivos de fotos do concorrente será copiada e entregue ao júri do concurso.

Uma comissão integrada por fotógrafos, escritores convidados da FestiPoa, além de fotógrafos professores da escola Câmera Viajante, analisará as fotos para a seleção dos premiados.

Prêmios 
1º colocado receberá R$ 400,00 (quatrocentos reais);
2º Curso de fotografia digital na escola Câmera Viajante no valor de R$ 280,00 – Foto Digital 1 (o premiado poderá utilizar o valor em outro curso da escola, não sendo, porém, válido para passeios).
3º colocado receberá cinco livros de João Gilberto Noll, publicados pela editora Record e autografados pelo autor.

Os vencedores serão divulgados até o dia 04 de maio no blog festipoaliteraria.blogspot.com e informados por email, e os Prêmios serão entregues no dia 07 de maio, às 19h.

Exibição das fotos dos concorrentes 
Todas as fotos dos concorrentes serão exibidas no blog/site/facebook da FestiPoa Literária e blog do Sintajufe-RS.

Disposições gerais 
Para baixar as fotos, os concorrentes devem trazer o cabo de suas câmeras. A organização estará provida de cabos usb standarts para máquinas digitais e leitores de memória standarts, porém, se a máquina do concorrente necessitar de algum cabo especial, a organização não se responsabilizará pela impossibilidade de se baixar as fotos.


O Concurso fotográfico IMAGENS DA FICÇÃO é uma promoção da FestiPoa Literária. 
Apoio cultural: Sintrajufe-RS,  Câmera Viajante, editora Record e Palavraria.






IMAGENS DA FICÇÃO
1º Concurso fotográfico da FestiPoa Literária

FICHA DE INSCRIÇÃO




Nome do/a Fotógrafo/a:                                                                                                          
Data de Nascimento: ________/______/_____  Doc. Ident. : _____________________________   CPF: _______________________________
Telefone:                                  E-mail:                                                                                   
Endereço:                                                                                                                   ______
Cidade:                                                            ___  UF:                        CEP:               ______

Concordo com os termos do Regulamento e autorizo os organizadores do concurso a publicarem as fotos na mostra a ser exibida no blog da FestiPoa Literária e do Sintrajufe-RS, e a utilizarem as imagens inscritas em eventos e materiais de divulgação.



Porto Alegre, de _____ de abril de 2012.



_______________________________
Assinatura do/a Fotógrafo/a