19 de abr. de 2012

Joca Reiners Terron encontra César Aira na FestiPoa

Hoje, logo após a mesa sobre produção literária brasileira contemporânea, um dos mais prolíficos escritores do mundo, o argentino César Aira, encontrará Joca Reiners Terron para um bate-papo com o público da FestiPoa Literária. Além dos livros de ficção e traduções, Aira ainda escreve artigos acadêmicos e crítica literária.

Joca Reiners Terron, natural de Cuiabá (MT), vive em São Paulo e tem quase uma dezena de livros lançados, alguns deles premiados. O autor busca não se prender a estilos ou rótulos para criar, e seu livro mais recente (publicado em 2011) foi palco de um jogo experimental com a linguagem do texto e dos quadrinhos. Confira abaixo um trecho e a arte de “Guia de Ruas Sem Saída” (ed. Edith):

"A enfermeira tem uma expressão meio besta ao levar a bandeja de volta para a cozinha com a refeição intocada. Não compreende por que ela não come. Ela não diz nenhuma palavra — e de que adiantaria? —, apenas sorri timidamente. Sorri ou chora? As moscas, por sorte, acompanham a bandeja. Será que vêm com a comida? Ou a comida é que chega trazida pelas moscas? Quando desperto a bandeja já está aí, as moscas também. Devo ter uma bússola na bagagem. Onde vim parar? Não consigo lembrar se essas refeições estão incluídas no valor do transplante. É aquela coisa: essas moscas aí são as mesmas de ontem. Ou então são novas moscas, nascidas dos ovos das anteriores durante a noite. Elas permanecerão sempre aqui, até quando já tivermos partido. Nada muda, incluindo esse zumbido incessante. Esse é o som de nosso corpo sendo mastigado."


O encontro se derá hoje (quinta-feira), a partir das 20h, na Casa de Cultura Mario Quintana. Confira abaixo o serviço completo de dia:

DIA 19/04 – 5ª feira
Casa de Cultura Mario Quintana/Auditório Luis Cosme (4º andar)
18h30 – A produção literária brasileira contemporânea
BEATRIZ RESENDE e ITALO MORICONI. Mediação: PAULO SCOTT
20h – JOCA REINERS TERRON entrevista CÉSAR AIRA 
Lançamento: Guia de ruas sem saída (Joca Terron)