18 de abr. de 2012

A produção literária brasileira em debate

Uma festa literária é uma grande oportunidade de encontrar jovens e veteranos autores, conhecê-los e ampliar nossas possibilidades de leitura. É claro que uma das tônicas da FestiPoa é justamente fazer com que a jovem produção literária brasileira encontre e dialogue com seus leitores; no entanto, como muito nunca é demas, essa edição terá uma mesa para tratar exclusivamente desse tema.

O debate "A produção literária brasileira" acontecerá nesta quinta-feira, às 18h30m, no auditório Luis Cosme (Casa de Cultura Mari Quintana). Os convidados são a crítica Beatriz Resende e o editor Ítalo Moriconi. A mediação será do escritor Paulo Scott.    

Convidados:

Beatriz Resende – crítica literária e professora (Letras – UFRJ), Beatriz Rezende é autora de Expressões da literatura brasileira no século XX (ed. Casa da Palavra, 2006), entre outros livros. Beatriz escreve regularmente para publicações de todo o país sobre temas como a literatura contemporânea e novos suportes para o texto literário.  Com olhar atento e a marca dos Estudos Culturais, ela observa em seus textos a relação da literatura com a cidade e a fronteira entre gêneros e artes.

Ítalo Moriconi – muito conhecido do público leitor pelo sucesso de suas coletâneas Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século (ed. Objetiva, 2000) e Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século (ed. Objetiva, 2001), Moriconi ultimamente tem publicado ensaios sobre teoria estética e poesia brasileira em revistas acadêmicas do Brasil e de outros países. Ele também é poeta e editor, além de exercer a atividade de professor de Literatura Comparada na UERJ. 

Paulo Scott (mediador) – autor de romances, livros de contos, poesia e teatro, Paulo Scott é um dos destaques da literatura brasileira contemporânea. Seu Ainda Orangotangos (ed.. Bertrand Brasil) foi adaptado para o cinema pelo cineasta Gustavo Spolidoro. Sua obra mais recente, Habitante Irreal, foi editada recentemente pela Alfagura.

 

 

Serviço:

DIA 19/04 – 5ª feira
Casa de Cultura Mario Quintana/Auditório Luis Cosme (4º andar)
18h30 – A produção literária brasileira contemporânea
BEATRIZ RESENDE e ITALO MORICONI. Mediação: PAULO SCOTT

Confira a programação completa da FestiPoa Literária clicando aqui.